Como criar um modelo que será utilizado para gerar documentos automaticamente?

Para facilitar a rotina do escritório e evitar esforços repetitivos, o Data Lawyer Manager permite que sejam criados modelos de documentos pré-definidos e armazenados em nuvem, assim podem ser utilizados a qualquer momento.


Vamos tomar como exemplo a criação de um modelo de procuração:


Primeiramente crie o modelo de procuração que será utilizado para gerar os documentos, para isso clique no módulo GED, modelos e por fim clique em Adicionar. 


ged-modelo-telainicial

Um novo documento em branco será aberto, preencha um nome para o modelo, o tipo do documento e informe em qual módulo que usará o modelo, no caso do nosso exemplo, módulo pessoas, afinal os dados necessários para gerar uma procuração são capturadas do cliente cadastrado.


Insira o logo do seu escritório como cabeçalho, para isso clique em Arquivo e escolha a opção inserir cabeçalho:

GED - MOD - TELA BRANCA 02


Para inserir o logo do seu escritório, clique no ícone imagem ,escolha a opção fazer upload do computador, selecione o arquivo e adicione.

GED - MOD - TELA BRANCA 03

Configure o tamanho e posição da imagem como desejar.


Agora vamos trabalhar o conteúdo do documento, digite o texto ou copie o texto de um documento que você já criou em seu computador e altere apenas as variáveis que são modificadas a cada geração de um novo documento.


Na tela abaixo, copiamos um modelo e vamos alterar apenas as variáveis:

GED - MOD - TELA PROC - 05


Localize a variável no canto direito da tela e adicione exatamente onde deseja que a informação seja preenchida. Na tela acima localizamos a variável nome e inserimos ela no espaço assinalado logo após a palavra OUTORGANTE. 


Para inserir o CPF, localize a variável documento e insira no arquivo. 


Vale lembrar que existem variáveis do tipo lista, ou seja, é necessário que você selecione qual opção deseja.  Uma variável do tipo documento pode ser CPF, RG, OAB, etc. No modelo abaixo, queremos a variável documento (CPF).

GED - MOD - TELA PROC - 06


Clique no lápis do lado da palavra Documentos, selecione a opção CPF, escolha a variável que deseja no canto direito e por fim clique em Salvar.

Repita os procedimentos para as demais variáveis.  


Após inseridos, o parágrafo que menciona os dados do OUTORGANTE ficará da seguinte forma:

GED - MOD - TELA PROC - 08

Não se preocupe com os espaços gerados com a inserção das variáveis, ao utilizar para gerar um documento tais espaçamentos ficarão perfeitos.

Caso queira automatizar o preenchimento das informações do OUTORGADO, é importante ter definida a pessoa cadastrada que se refere ao responsável pelo escritório. Caso ainda não tenha feito, defina a pessoa responsável pelo escritório, para isso  acesse o menu configurações > escritório, selecione a pessoa e clique em salvar.


Voltando para o modelo de documento, para preencher os dados do OUTORGADO, repita os mesmos procedimentos.


Para utilizar os dados do escritório, no canto direito clique na variável escritório  e escolha o(s) campo(s) que deseja utilizar no documento.

Para configurar o rodapé com o seu endereço, clique novamente em arquivos e escolha a opção inserir rodapé:

Insira os dados que desejar e utilize novamente a variável escritório. No exemplo abaixo inserimos os dados da pessoa responsável pelo escritório: 

Por fim, clique em salvar.

Ainda ficou com dúvidas ? 

Veja o vídeo: Gerador de documentos.